domingo, 18 de julho de 2010

A reprodução dos "revolucionários reprodutores".

Uma sociedade construída com base em críticas ao sistema capitalista e seu modo de produção. Pois bem este é o socialismo, superar estes e outros problemas em nossa sociedade é função da construção do socialismo. O que venho expor em minha pequena experiência é de observar algo comum aos partidos políticos ditos socialistas, comunistas e marxistas é se basearem em doutrinas políticas que em sua práxis cometeram erros, acabando por repetir os mesmos antagonismo da sociedade burguesa.
O que acabo vendo de alguns partidos é a distanciada atuação quando o assunto é trazer o trabalhador para a construção desse socialismo. Muitas vezes sendo atuantes junto a classe média e ganhando grande penetrabilidade em movimentos estudantis. Mas excluem de fato a participação coletiva no processo de superação onde conseguem se instaurar e abocanhar o "poder".
É ai que a situação fica mais evidente, em muitos casos com suas doutrinas que veneram tornando-as dogmas, rotulando opositores, desmerecendo pensamentos que não estejam ali escritos em suas cartilhas e livros. Acabam por cair no necessitarismo, excluem a contingência, cristalizam o conhecimento. Ai tornam-o a política totalitária, onde infelizmente pude presenciar o uso dos nós recriminamos na sociedade burguesa: a covardia, manipulação e uso do trabalho alheio em benefício próprio.
Se nós queremos de fato construir um socialismo, não é usando da arma de opressora burguesa que vamos conseguir varrer a sociedade de classes, se continuarmos nesse caminhos vamos apenas trocar o opressor pelo oprimido e vamos terminar apenas por reproduzir as práticas que movimentam o capitalismo.
É preciso superar o individualismo que nos é implantado pelas mais variadas ferramentas do estado burguês, pois é trazendo o trabalhdor oprimido para esta construção que vamos ai sim, fazer Socialismo.

Um comentário:

  1. Um pensamento muito comum dos dos "revolucionários" é o de revanche contra aqueles que eles identificam como sendo seus opressores.
    Mas será que eles não são exatamente iguais aos opressores, querendo apenas trocar de lugar com eles, ficando por cima e os colocando por baixo?

    ResponderExcluir