domingo, 10 de abril de 2011

Dialética para principiantes ou dialética da distorção?



por Bruno Schiaffarino Luzze*

Como os inciados nas leituras de Marx se deram conta, uma palavra chamada dialética é presente em toda sua obra, contudo muito de seu sistema devemos ao velho filosofo Hegel. Por se tratar de algo a primeira vista complexo, muitos vem buscar o que seria dialética em outros autores, bem e uma dessas buscas certamente alguns vão se deparar com Dialética para principantes, do filósofo brasileiro Carlos Crine Lima.
Com o título demonstra vou mostrar as mistificações que o autor faz a cerca da obra de Marx em especial, demonstrar que não se trata de um livro pra quem quer aprender a dialética hegeliana, e sim o sistema do Cirne-Lima, que se trata de uma nauseante conciliação entre a metafísica e a dialética. Nesse meio vemos ele se apoderar de vários autores, contudo o foco é desmistificar o que ele colocar sobre Marx. Fique bem claro que não pretendo fazer um texto acadêmico, mas sim mostrar que com um pouco de leitura ja é possível questionar tais mistificações. Usarei citações tando do Cirne LIma, quanto de Marx, Engels e Leandro Konder procurarei deixar claro minhas fontes, a fim de evitar equívocos na refutação desse grande caluniador.

As distorções começam com esse tipo de citação :
"Karl Marx se inclina fortemente ao necessitarismo: por isso que o stalianismo, a meu ver, não é apenas um acidente de percurso e sim uma consequencia lógica sistema." Dialetica para principiantes pag 97.

Chega a ser cômico, dizer que a obra de Marx em sua aplicação prática leva ao stalianismo, quando Marx mais se propôs a analisar a ordem burguesa, mas contra isso posso citar Leandro Konder em "O que é dialética"
" Em Marx, Engels e Lênin a prática exigia um reexame da teoria e a teoria servia pra criticar a prática. Em Stalin isso mudou: a teoria perdeu a sua capacidade de criticar a prática e o trabalho teórico ficou reduzido a uma justificação permanente de todas as medidas práticas decididas pela direção do partido comunista.
Stalin considerava Hegel uma expressão "sociológica" do atraso da Alemanha na época da revolução francesa e de Napoleão.... Em seu raciocínio, Stalin ignorava frequentemente as mediações, cuja importância tinha sido sublinhada tanto por Hegel como por Marx." O que é dialética pag 71.

O trecho acima vida evidente que acontece uma ruptura entre o legado de Hegel, Marx Lenin e Stalin, seu desinteresse pela teoria e a redução dela como arma de propaganda estão em desacordo com o que Marx nos deixou em sua obra, contudo o autor de dialética para principiantes afirma sem muitas evidências, até por que as mesma não existem.

Como a mim não faltam fontes vai mais uma:
"Nas coisas que Stalin dizia ou escrevia apareciam, volta e meia o advérbio "objetividade" e o adjetivo "objeto" (ou"objetiva"), precisamente por que ele não encarava dialeticamente a  questão do papel da subjetividade na história e tendia a identificar (de modo positivista) "subjetivo" com "arbitrário" e "objetivo" com "científico" ." O que é dialética pag 71 e 72.

Aqui Leandro Konder identifica o positivismo stalianista algo muito distante de Marx em seu materialismo dialético. Contudo o Cirne Lima "acredita" que é a lógica do marxismo essas características, contudo ele usa muito Karl Popper como referencia em alguns pontos, um filosofo neo-positivista.

"Quem é bem pensanete percebe que para haver justiça. a diferença entre ricos e pobres nao pode ser aceita como ela de fato esta." Dialética para principiantes pag 203

Ser aceita como ela esta? ou o que não deve ser aceito é a divisão da humanidade em classes antagônicas?
Cirne Lima se mostra um grande conservador, em não nem de forma idealista apontar a uma superação dessa contradição da sociedade e da humanidade por quase toda sua história.

"Quem é pobre, pobre de verdade, quer mesmo é ficar rico. Estabelecer a igualdade igualdade por baixo,pela base, pelos miseráveis, significa transformar a pobreza como em um grande valor ético." Dialética para principiantes pag 203

Orá a famosa mentalidade e interpretação que igualdade é tornar todos pobres, mas no começo da tese, Feuerbach e História Marx coloca:

""Nem lhe explicaremos que só é possívelconquistar a libertação real no mundo real e pelo emprego de meios reais; que a escravidão não pode ser superada sem a mauina a vapor e a Mule-Jenny, nem a servidão sem a melhora da agricultura, e que, em geral, não é possível libertar os homens enquanto estes forem incapazes de obter alimento e debida, habitação e vestimenta, em quantidade e qualidade adequadas." A Ideologia Alemã. Ed Boitempo. pag 29.

Ora como o filosofo Cirne-Lima parece não entender, Marx não fez da pobreza um valor ético, nem pregou socialização da miséria, como se nota pelo texto, a evolução dos meios de produção seria capaz de prover mantimentos em qualidade e quantidades adequadas, ou seja, nanda de miséria, como você de forma oportunista coloca. Mas se entender que seu fim é de ideologo burguês.


"O Marxismo como teoria determinista da história e como receita prática de acabar com a pobreza e com a injustiça acabou" Dialética para principiantes pag 204

O autor proclama a obra de Marx como determinismo histórico, ora ele nunca leu uma obra fundante do marxismo: A ideologia Alemã.

"A historia nada mais é que o suceder-se de gerações distintas, em que cada uma delas explora os materiais, os capitais e as forças de produção a ela transmitidas pelas gerações anteriores; portanto totalmente alteradas e, por outro, modificada com uma atividade completamente diferente as antigas condições." A Ideologia Alemã. Ed Boitempo pag 40.

Aqui estamos no materialismo de Marx, e como ele concebe a história da humanidade a partir da produção, logo todo homem é sujeito da história, por que atua de alguma forma no modod e produção. Logo Marx reconhece a história da humandade feita pela humanidade, nao algo determiando a priori, o homem é sujeito de sua história. História é Praxis humana. Contudo no intuito o autor Cirne-Lima, um grande oportunista trata de distorcer isso, como é comum a todos os ideologos burgueses.

"O necessitarismo em Marx fica ainda mais forte e claro que em Hegel... A revolução era inexorável ela tinha que dar certo." Dialética para principiantes pag 233

Aqui o autor sempre afirmativamente sem argumetar de forma alguma novamente chama Marx de necessitarista, e ainda reproduz a velha da revolução ser inexorável, mas tudo isso se da a um enorme analfabetismo intencional, bem no começo do Manifesto Comunista consta :

"Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, chefe de corporação e asslariado, resumindo opressor e oprimido estiveram em constante oposição um ao outro, mantiveram sem interrupção uma luta por vezes aberta- uma luta que todas as vezes terminou com uma transformação revolucionária ou com a ruína das classes em disputa" Manifesto comunista ed Paz e Terra pag10.

Aqui fica evidente e bem no começo do manifesto que Marx e Engels colocam que a revolução não é um fato inexorável e Cirne Lima é um grande mentiroso.


"Os homens fazem o estado. Num determinado momento da história da evolução, os homens sentaram diante das chamas da fogueira, discutiram de igual para igual e deliberaram fazer o estado" Dialética para principiantes pag 208

Aqui retiro esse trecho pra mostrar como é idealista as constatações do Cirne-Lima, ele acredita que o estado se edifica de um mero acordo, e não considera essa edificações em condições reais, em sociedade reais, com classes reais, em conflitos de interesses antagônicos. Como Hegel, seu lugar na academia o isola da realidade, e ele começa a pensar em contradição com a mesma, firmando assim uma concepção idealista, de onde ele acredita ser sua idéa a real sobre o mundo, quando na verdade é sua realidade que explica a sua idéia.

Referência bibliográfica:

Marx & Engels:
A Ideologia Alemã. Editora: Boitempo Editoral
O Manifesto Comunista. Editora Paz e Terra

Leandro Konder:
O Que é Dialética. Editora Brasiliense


*Graduando em Serviço Social e professor.






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